Como (quase) todos os grupos se apresentaram, resta-me apresentar-me a mim também.
Sou a Patrícia, professora da disciplina de Idioma Moderno: Português, sou de Braga, uma cidade situada no Minho, a norte de Portugal e gosto imenso da Galiza. Sinto-me em casa aqui por várias razões: (i) porque sempre vivi entre as duas margens do rio Minho, (ii) porque adoro a paisagem verde montanhosa que une o Minho e a Galiza (um dos meus lugares preferidos no mundo inteiro é o Parque Natural da Peneda-Gerês) e (iii) porque ouvir galego me faz lembrar a minha infância e a casa da minha avó paterna, que tinha sempre a casa cheia de gente - principalmente nas férias da Páscoa - incluindo os primos do meu pai que vinham de Ourense visitar-nos. Naquela altura, falávamos todos uma mesma língua, que hoje ganhou matizes diferentes nas duas margens do rio.
Há ainda uma outra razão para me sentir em casa aqui que tem a ver com as gentes. Não sei se por proximidade entre regiões cuja única fronteira é o rio, se por sempre ter vivido entre as duas margens, a verdade é que o meu temperamento é muito parecido com o temperamento das pessoas daqui: reservado, mas profundamente leal e gentil. Aqui os amigos são para a vida inteira, mesmo que demore um pouco a entrega inicial.
Como gosto da natureza, os meus lugares preferidos são os montes, onde adoro andar de bicicleta. Mas também gosto do mar, principalmente no inverno, e como a Corunha tem um dos mais extensos passeios marítimos da Europa, acabei por trazer de Braga a minha bicicleta para o poder percorrer mais facilmente. Com estas viagens, já conheci as praias, já visitei a Torre de Hércules, o Parque Escultórico, o Parque do Monte de San Pedro (que quero explorar com mais calma), e o Millennium Obelisco.
Não tenho tido muito tempo para descobrir tudo o que a cidade tem para oferecer, mas espero fazê-lo em breve.
Gerês (2010) |
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este blogue é um espaço de aprendizagem. Foi criado para permitir a criação e partilha de conteúdos com o objetivo de desenvolver as capacidades comunicativas dos alunos em língua portuguesa. Por esse motivo, os comentários com conteúdo abusivo ou insultuoso serão eliminados.
Não cause dano.