sexta-feira, 10 de junho de 2016

A minha viagem a Lisboa

Um dia decidi fazer uma viagem a Lisboa com as minhas amigas da Polónia. Estudamos português na Universidade da Polónia e queríamos ver os lugares mais conhecidos de Portugal, provar os pratos típicos portugueses e aproximarmo-nos mais da cultura e tradicão portuguesas. Nosso objetivo era alugar um carro e ir a Braga, Coimbra, Fátima e Lisboa. Foi uma viagem muito interessante mais também arriscada porque não tínhamos o mapa ou GPS que nos podia dizer onde tínhamos de virar ou que autoestrada devíamos ir. 
Em Braga passámos um dia e vimos o Santuário do Bom Jesus do Monte. É um santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus. Constitui-se num conjunto arquitetónico-paisagístico integrado por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, um Parque do Bom Jesus e um Elevador do Bom Jesus. A igreja foi projetada pelo arquiteto Carlos Amarante por encomenda do então Arcebispo de Braga.
O escadório vence um desnível de 116 metros e está dividido em três partes: o escadório do pórtico, o escadório dos cinco sentidos e o escadório das três virtudes. O elevador foi construído por iniciativa do empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes. O parque constitui-se numa área com várias árvores, com diversos jardins e lagos artificiais onde se pode alugar um barco, um campo de ténis, um jardim infantil e restaurantes e praças como o Terreiro dos Evangelistas.
Em Coimbra passámos outro dia e vimos o centro da cidade onde se localiza o Mosteiro de Santa Cruz, que foi fundado em 1131, o Aqueduto de São Sebastião, conhecido como os Arcos do Jardim, que se localiza em frente ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Depois vimos a Universidade de Coimbra que se chama Alta e Sofia. É um conjunto histórico-cultural classificado como Património Mundial da UNESCO. Depois fomos outra vez ao centro da cidade onde fizámos muitas fotos e compramos as pequenas recordações. Além disso, vimos o Pelourinho de Coimbra e o Café Santa Cruz. Finalmente, visitamos o Palácio de Sobre-Ribas e a Torre de Anto.
Os outros dois dias passámos em Lisboa. É a única capital europeia banhada pelo Oceano Atlântico. Elevada sobre sete colinas, tem bairros históricos cheios de monumentos e zonas modernas que oferecem uma ampla oferta de diversões. O primeiro lugar que vimos foi o bairro Belém onde comemos o pastel de Belém, o mais conhecido em Lisboa, e entramos no Mosteiro dos Jerónimos. Depois, fizámos fotos perto do Monumento aos Descobrimentos e da Torre de Belém. Comemos as castanhas quentes e fomos ao parque para descansar.
De tarde, encontrámo-nos com a minha amiga que agora está em Lisboa de Erasmus e fomos com ela à Praça dos Restauradores e à Praça de Comercio que se localizam no bairr da Baixa e Chiado. No dia seguinte fomos comprar recordações, apanhamos o eléctrico e visitámos a nossa amiga em sua casa. Provámos os pratos típicos de Lisboa e regressámos ao hotel. Depois, fomos ver o Parque das Nações e a Torre de Vasco da Gama.
Finalmente, entrámos no oceanário de Lisboa onde passámos várias horas tirando fotos com os animáis exóticos e lendo sobre essas espécies. Quando regressávamos à Corunha, visitámos também Fátima, uma cidade muito importante para os católicos e Porto onde passámos outro dia mais.
Essa aventura foi muito exaustiva porque durante pouco tempo visitámos vários lugares e tirámos muitas fotos, mas acho que isso é uma boa experiência. Agora tenho numerosas lembranças e quando regressar à Polónia vou ter o que contar às minhas amigas.
Karolina Majcher

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é um espaço de aprendizagem. Foi criado para permitir a criação e partilha de conteúdos com o objetivo de desenvolver as capacidades comunicativas dos alunos em língua portuguesa. Por esse motivo, os comentários com conteúdo abusivo ou insultuoso serão eliminados.
Não cause dano.