sexta-feira, 10 de junho de 2016

Novas tecnologias e juventude

Vivemos no século XXI rodeados pela tecnologia, que está em cada esquina da nossa casa, na rua, na loja, em centro comercial, em museus. Todos usamos telefones, ipads, computadores, tablets. As casas construídas últimamente estão equipadas com sistemas que abrem as portas e as janelas com o telecomando, acendem e apagam a luz e, sobretudo os eletrodomésticos, com o telefone e comunicam quando não estás em casa e alguma coisa está conectada ao encaixe.
Acho que novas tecnologias podem ser úteis quando uma pessoa sabe como utilizá- as. Quando usamos estas tecnologias demais depois elas podem converter-se no nosso vício e fazer com que passemos o nosso tempo livre com os telefones na mão e em frente dos computadores. Este vício está presente na vida dos adolescentes que, com fraquência, não podem imaginar viver sem twitter, facebook, whatsapp, videojogos e youtube.
Eu não necessito dessas tecnologias para viver, mas agora não posso pensar que não tenho o telefone e que não posso falar com a minha família que está em Polónia. A internet também é muito útil e nessesária na minha vida porque a utilizo para procurar informações, fazer trabalhos de casa, estudar ou divertir-me vendo filmes favoritos, ouvindo música ou jogando.
As novas tecnologias ofrecem-nos também várias aplicações e programas que nos fornecem a vida. Um ser humano é um consumidor que não se limita a utilizar só tecnologia mas é um cidadão inteligente que usa activamente todas as ferramentas que lhe oferecem as empresas. Os cidadães adaptam as tecnologias às suas necessidades. Na Ásia existem casas inteligentes que têm instalados ecosistemas de electrodomésticos inteligentes, conectados de maneira permanente ao software que os controla.
Os usuários, através duma aplicação de móvel e duma série de aparelhos, como por exemplo câmaras, sensores de movimento, fechaduras, lâmpadas, etc., conectados ao internet, podem interatuar com diferentes características da moradia: luminosidade, ventilação, temperatura, etc. A Samsung, por exemplo, quereria fazer uma máquina de lavar roupa a que se adicionaria roupa durante a lavagem e um frigorífico com câmaras e telas táteis.
As atitudes dos jovens também mudan. Houve um tempo em que o hábito de manter cadernos de anotações era algo bastante habitual. Hoje, essa tradição de escrita parece mais viva do que nunca, mas com uma diferença: os cadernos são substituídos pelos programas que permitem escrever. Isso foi impulsionado pelas novas tecnologias e amplificado pela comunicação em rede. «Os e-mails, blogues e redes de relacionamento já deixaram a sua marca na produção textual contemporânea». A internet está a criar novos hábitos de comunicação entre as pessoas, que estão a interferir na nossa capacidade de leitura, que é superficial, rápida e sobre as coisas menos importantes.
Além disso, existem crianças que não têm dois anos, e já sabem como desbloquear um smartphone, entrar no Youtube ou clicar pelos disenhos animados de Peppa Pig. As pessoas mais velhas ainda não sabem o que pode oferecer uma rede. Agora, tudo isso se troca e cada vez mais aumenta o número das pessoas mais velhas que sabem utilizar o computador e os móveis.
Uma desvantagem é que a internet pode ser perigosa, especialmente para as crianças que passam muito tempo navegando pela internet e entram nas páginas onde podem converter-se em vítimas de assédio escolar. Os pais achan que as novas tecnologias diminuem a comunicação com os seus filhos e têm um impacto negativo nas relações de namorados e também causam conflictos familiares e problemas na escola. Eu estou de acordo com isso e acho que tudo depende da pessoa que usa as novas tecnologias e da educação que recebeu em casa e se tem amigos e pais que os ouvem e querem falar com eles sobre os problemas.
Karolina Majcher

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é um espaço de aprendizagem. Foi criado para permitir a criação e partilha de conteúdos com o objetivo de desenvolver as capacidades comunicativas dos alunos em língua portuguesa. Por esse motivo, os comentários com conteúdo abusivo ou insultuoso serão eliminados.
Não cause dano.