Imagem: http://www.revistaport.com
Alba Díaz
Cristina Piñón
Hoje no blog vamos tratar um tema muito pouco conhecido por muita gente: o turismo ecológico. Este turismo não é tão promovido como o turismo de massas que faz deslocar cada ano milhões de pessoas à volta do mundo. Este tipo de turismo é dirigido às pessoas que gostam do meio ambiente, que desfrutam da calma, do contato com a natureza e das atividades ecológicas e rurais.
E vocês perguntar-se-ão: “O que é que fazem as pessoas quando fazem turismo ecológico?” Bom, estas pessoas normalmente estão muito consciencializadas de que há que cuidar do planeta, porque só há um, e tudo o que fazemos se repercute no seu estado, pelo que se preocupam em não o contaminar com lixo e ajudam a melhorá-lo para as gerações futuras. Esta mentalidade é a razão principal para fazerem turismo ecológico, no qual podem brincar com a terra, fazer hortas orgânicas, cultivar plantas e árvores autóctones, aprender a fazer reciclagem ou divertir-se com gincanas ecológicas, além de realizar rotas a pé, montar a cavalo ou andar de bicicleta.
Uma das coisas mais imprescindíveis é saber que estamos a cuidar da natureza e de todas as coisas maravilhosas que ela tem. Em consequência, é importante saber as propriedades dos produtos ecológicos, como os adubos naturais, que são muito mais respeitosos tanto para a natureza como para a nossa própria saúde, já que evitamos utilizar produtos químicos. Também colaboramos com a luta contra as imensas quantidades de plástico que geramos dia a dia e que tanto mal fazem. Estas ações ajudam a criar um ambiente muito melhor para todos.
Este turismo é apto e recomendável para todo o mundo, até para os pequenos da casa. As crianças também se podem consciencializar com o cuidado do planeta fazendo o que mais gostam: brincar. Podemos mostrar-lhes como é que podemos colaborar separando o plástico, o papelão e o vidro em diferentes lixeiras; como aproveitar o cartão do papel higiénico ou as garrafas para construir castelos e camiões como brinquedos. Não é necessário que sejam ativistas, mas sim que tomem consciência das coisas naturais e dos animais. O melhor que podemos fazer é dar o exemplo, porque as crianças quando são pequenas costumam repetir as ações dos adultos.
Agora, o que vocês se estarão a perguntar é: "O que temos de fazer para desfrutar deste tipo de turismo?" Bem, corram a uma agência de viagens e perguntem pelo turismo ecológico. Há um monte de lugares e de certeza que algum deles se encontra muito perto da sua casa. Divirtam-se sem estragar o planeta, aprendam coisas novas e sintam-se melhores pessoas.
Podem clicar nas seguintes ligações para ler mais informação sobre ecoturismo: