terça-feira, 26 de maio de 2015

Profissões inovadoras


"Não desperdice o tempo pois é o material de que é feita a vida".  
Benjamin Franklin 

Por:
Gabriel Ares Cuba 
Sara Cambeiro Vázquez 

“Todas as coisas nos são alheias; apenas o tempo é nosso”, dizia Séneca. O que queria dizer com isto é que a única coisa que nos pertence é o tempo pois nós não podemos manejar mais nada. Segundo Benjamin Franklin, “o tempo é ouro”, o que quer dizer que o tempo é tão valioso como o prezado metal.
As citações mencionadas têm relevância para a profissão de corretor do tempo pois esta baseia a sua mecânica no tempo do que cada pessoa dispõe. Esta profissão já está a desenvolver-se em certos lugares e constitui, para muitas pessoas, uma forma diferente de viver. Muita gente já não se sente satisfeita com o sistema capitalista onde o dinheiro possui o podium das suas vidas.
O modo de vida rápido ao qual as pessoas estão conectadas faz com que elas percam muitas oportunidades de serem felizes. Ter um bom trabalho e ganhar dinheiro são, muitas vezes, os nossos principais interesses, mas o tempo que se gasta para obter estes interesses não volta. O tempo é fugaz. É por isso que esta nova profissão traz esperanças para aquelas pessoas que já não querem perder o tempo sendo infelizes.
A profissão da qual se escreve aqui tem como objetivo a troca do tempo das pessoas, dando-lhe um valor, dependendo do momento e do lugar. É um conceito muito similar ao corretor da bolsa. A vantagem deste modo de ver a vida é que as pessoas já não precisam de ter dinheiro para adquirir bens e serviços.
Porém, nem tudo é tão bom como parece. Esta profissão inovadora também traz problemas, pois o tempo acaba por converter-se em dinheiro, e é o tempo que começa a ser uma moeda de troca. Estaríamos, pois, a transformar o tempo em algo material, o que pode ser prejudicial para nós se  tivermos em consideração o que dizíamos no começo do texto. Se eliminarmos o dinheiro das nossas vidas, mas introduzimos a troca de tempo, corremos o risco de cair num sistema parecido com o)capitalismo.
Além disto, é muito importante ter em consideração que nem toda a população pode dispor do tempo em qualquer situação.  Isto deve-se a que o sistema económico em que vivemos nos obriga a estarmos constantemente disponíveis. Por esse motivo, não consideramos esta profissão tão positiva como parece. Para nós, não é uma solução nem a curto prazo nem a longo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é um espaço de aprendizagem. Foi criado para permitir a criação e partilha de conteúdos com o objetivo de desenvolver as capacidades comunicativas dos alunos em língua portuguesa. Por esse motivo, os comentários com conteúdo abusivo ou insultuoso serão eliminados.
Não cause dano.