sexta-feira, 13 de maio de 2016

Felicidade, sucesso e insucesso

    És feliz? Uma pergunta tão básica e ao mesmo tempo tão difícil de responder. Uma pergunta que sempre surpreende e não é fácil encontrar alguém que responderia sem pensar. Porquê? Uma das explicações possíveis pode ser que já mesmo definir a felicidade é um desafio. Para uns, é um estado permanente que está em nós apesar dos acontecimentos exteriores que vêm e passam. Para outros, a felicidade são só uns momentos breves, fugazes que ocorrem de vez em quando e que aparecem entre a tristeza e o simple dia a dia. Há também diversos fatores que contribuem para que nos consideremos felizes, que nos podem fazer felizes. São muitíssimas coisas. A família, o amor, o dinheiro, a saúde, os sonhos, o sucesso.
    Uns dos dicionários define o sucesso como “o que tem bom resultado, boas vendas ou muita popularidade1”. Certo, diz-se que um autor, escritor, músico ou ator alcançou o sucesso, passou a ser famoso, mas há também uma multidão de outros sucessos possíveis, como encontrar um bom trabalho, atingir os nossos objetivos, recuperar a saúde, conseguir estabilidade financeira, começar uma família, ou mais prosaicos, tais como emagrecer ou passar um exame. Há quem diga que um sucesso verdadeiro é quando cumprimos todas as nossas expetativas, por isso cada pessoa pode entender o sucesso duma maneira diferente. Contudo, o itinerário é quase sempre o mesmo e depende de duas coisas básicas: da sorte e da nossa atitude que pode até superar a má sorte. Como fazê-lo? Porquê falhamos com tanta frequência? Esta história pode ajudar-nos a explicá-lo:
   “Era uma vez um menino que gostava muito de ir ao circo, e o que lhe gostava mais de ver ali eram os elefantes. Um dia, quando já tinha terminado o espetáculo, o menino viu um elefante atado com uma corda fina a um pequeno toco de madeira cravado no chão. O menino ficou muito surpreendido porque pensou: <<Como é possível que um elefante tão grande não escape?>> e decidiu averiguá-lo. Perguntou a várias pessoas, mas ninguém sabia responder. Ao final, o vendedor de bilhetes disse: <<Olha, quando o elefante era pequeno tentava mil vezes quebrar a corda, mas não o conseguiu porque não teve a força suficiênte. Agora, mesmo sendo tão grande e quebrar a corda não ser para ele nenhum problema, não tenta, porque se lembra dos milhares de vezes que tentou e falhou.>>”
Fonte: http://evolucionconsciente.org/la-parabola-del-elefante-encadenado/ 
 
   Este conto mostra de um modo muito transparente o que é o insucesso. Às vezes, mesmo que comecemos a fazer algo com muita vontade, com muita intensidade, com muito esforço, não alcançamos o nosso objetivo e nos rendemos para sempre. No entanto, o verdadeiro sucesso consiste em não se render nunca, em ser coerente, em lutar pelos sonhos, em não se apegar ao passado, em desenvolver-se continuamente, em aprender dos fracasos, em viver o presente, em pensar positivamente, tendo sempre em conta que se somos felizes depende de nós, da nossa atitude, do nosso ver o mundo.
    Alcançar o sucesso passando pelos sucessos e insucessos pequenos e simplesmente ser feliz - isto é o que hoje vos desejamos!

A María, a Iga e a Debora

1 http://www.priberam.pt/dlpo/sucesso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é um espaço de aprendizagem. Foi criado para permitir a criação e partilha de conteúdos com o objetivo de desenvolver as capacidades comunicativas dos alunos em língua portuguesa. Por esse motivo, os comentários com conteúdo abusivo ou insultuoso serão eliminados.
Não cause dano.