segunda-feira, 30 de maio de 2016

Riscos psicossociais e stress no trabalho

Os riscos psicossociais e o stress no trabalho são duas das mais importantes questões que se apresentam em matéria de saúde e segurança em qualquer trabalho. Uma sondagem de opinião europeia realizada pela EU-OSHA demonstra que um 50% dos trabalhadores diz que o stress é uma situação normal num posto de trabalho. O stress é geralmente objeto de incompreensão. No entanto, se forem abordados como problema geral e não falha individual, os riscos psicossociais e o stress podem ser controlados da mesma maneira que qualquer outro risco de saúde no lugar de trabalho.

Os riscos psicossociais podem surgir de deficiências na concessão, organização e gestão de trabalho, produto  de um contexto social de trabalho problemático com resultados negativos a nível psicológico, físico e social, como o stress, a depressão ou o esgotamento.

Um trabalhador apresenta stress quando as exigências do seu trabalho são excessivas. O trabalhador afetado por stress também pode desenvolver graves problemas de saúde física, como lesões de músculo ou doenças cardiovasculares. Os efeitos negativos produzem desempenho geral e aumento do absentismo assim como  subida das taxas de acidentes e lesões. Os períodos de absentismo são mais longos que os de outras causas e o stress relacionado com o trabalho pode contribuir para um aumento da taxa de reforma antecipada. Os custos estimados para as empresas e para a sociedade são significativos e chegam aos milhares de milhões de euros a nível nacional.

Os riscos psicossociais e o stress relacionado com o trabalho podem ser geridos com sucesso e ser tratados da mesma forma lógica e sistemática que outros riscos de saúde e segurança no local de trabalho. Além disso, o Pacto Europeu para a Saúde Mental e Bem-Estar reconhece a mudança das solicitações e a intensificação das pressões no local de trabalho e incentiva as entidades empregadoras a programar medidas voluntárias suplementares para chegar ao bem-estar mental. Embora as entidades empregadoras tenham a responsabilidade legal de assegurar a avaliação e controlar os riscos no local de trabalho, é essencial garantir também o envolvimento dos trabalhadores. É bom que os trabalhadores e os respetivos representantes tenham uma melhor percepção dos possíveis problemas e a sua participação pode garantir que as medidas aplicadas sejam as adequadas e eficazes.


Para finalizar, EU-OSHA disponibiliza um amplo conjunto de informações e instrumentos, úteis para a prevenção e gestão dos riscos psicossociais e do stress relacionado com o trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é um espaço de aprendizagem. Foi criado para permitir a criação e partilha de conteúdos com o objetivo de desenvolver as capacidades comunicativas dos alunos em língua portuguesa. Por esse motivo, os comentários com conteúdo abusivo ou insultuoso serão eliminados.
Não cause dano.