Assim que a Internet apareceu, começou a redefinir as formas de as pessoas se expressarem, pensarem, memorizarem, namorarem, educarem, etc. Os jovens têm já algums perfis profundamente “virtuais” porque eles aceitam uma virtualização cada vez maior da vida. No mundo moderno, quase todos os campos da vida como a saúde, alimentação, mobilidade ou lazer, ficam cada vez mais a cargo das novas tecnologias, que prometem trazer-nos conforto e felicidade. A juventude está imersa no uso dos aparelhos digitais contemporâneos e, por tanto, ao interagirem com o mundo virtual, acabam construindo um sentimento de autonomia e de identidade, mas que também conduz à dependência e à solidão.
Há poucas décadas, apenas a rádio e a televisão constituiam os ambientes mais tecnológicos; hoje são as diversas máquinas digitais que apreendem e “ativam” as interações sociais em um novo mundo de comunicação. Mas isto também traz aspetos negativos já que os jovens, que estão plenamente absorvidos nas interações e aprendizados tecnológicos, ficam com pouco tempo para pensar no sentido disto para as suas vidas.
Por um lado, as novas tecnologias não apenas tornam a vida mais fácil, mas também produzem mudanças nos costumes e nos hábitos sociais. O seu uso compulsivo pode provocar patologias relativamente novas, como ficar dependente do telemóvel ou da Internet, ou outras como déficit de atenção, stress, isolamento social, abusos e distanciamento da realidade. Devido ao anonimato e ao facto de ser um meio de comunicação instantânea entre pessoas de vários grupos, a Internet pode tornar-se uma ameaça. Da mesma forma que a Internet é usada para discutir temas importantes na sociedade, aproximando opiniões de pessoas distantes, também reflete o trabalho de pessoas com motivação ilegal ou criminosa.
Por outro lado, o uso da Internet pelos jovens também traz aspetos positivos. Sem a Internet, um jovem nunca poderia pesquisar trabalhos nem muito menos partilhar ideias com os colegas por mensagens instantâneas, algo muito positivo em caso de querer realizar um trabalho ou estudar em conjunto. Um jovem também vê na Internet uma forma de entretenimento, como por exemplo ver vídeos ou baixar livros. Além disso, o telemóvel é hoje a principal meio portátil usada pela juventude por caracterizar-se como uma ferramenta apropriada para a produção de conteúdo multimédia. Com o telemóvel, os jovens estão-se transformando em produtores e distribuidores de conteúdos multimédia para grupos e redes. Isto é devido a que o telemóvel, com sua alta mobilidade e portabilidade, é capaz de ser multifuncional em áudio e vídeo, permitindo à juventude assumir uma postura ativa, participando como agente transformador e construtor da realidade, sendo fonte, recebedor e transmissor simultaneamente.
Fonte: pinterest.com |
Em conclusão, a Internet, como qualquer outra coisa na vida, tem as suas vantagens e desvantagens; pode ser como uma autêntica droga ou como uma autêntica lufada de ar fresco. Os jovens de hoje estão expostos à tecnologia digital de uma maneira nunca antes vista e a tecnologia moderna pode-se tornar para eles uma componente invisível e, ao mesmo tempo, fundamental em as suas vidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este blogue é um espaço de aprendizagem. Foi criado para permitir a criação e partilha de conteúdos com o objetivo de desenvolver as capacidades comunicativas dos alunos em língua portuguesa. Por esse motivo, os comentários com conteúdo abusivo ou insultuoso serão eliminados.
Não cause dano.