terça-feira, 31 de março de 2015

Hábitos e modos de vida da juventude (grupo 2)


Por:

Gabriel Ares Cuba
Sara Cambeiro Vázquez


O tempo de lazer, dentro do tempo livre, define-se como o tempo que cumpre três condições. A primeira compõe-se de atividades que são livremente elegidas em relação com aos gostos da pessoa; a segunda implica um tempo que se caracteriza pela livre escolha e execução de atividades que satisfazem as necessidades pessoais; a terceira acarreta um tempo em que o objetivo é o descanso, a diversão, a criação e o desenvolvimento da pessoa.

Desta maneira, no tempo livre incluem-se as atividades culturais como a literatura, a música, o teatro e o cinema. Mas também as práticas de desporto, o voluntariado e as saídas noturnas. O lazer é um fator importante para o bem-estar dos jovens, ao mesmo tempo que diminui as probabilidades de caírem na delinquência.

Os estudos sobre o consumo de substâncias tóxicas são importantes porque estudam as mudanças químicas no cérebro. Estas mudanças têm grande relação com os lugares onde se consume e com as pessoas com quem o fazemos. Uma das razões que contribui para a formação dos hábitos de consumo relaciona-se com a necessidade de reduzir transtornos emocionais, o stress e os medos de enfrentar as mudanças meio. Isto tem como resultado a incapacidade da pessoa para evoluir emocionalmente.
Em relação ao sexo, estudos demonstram que as relações sexuais nas mulheres estão especialmente relacionadas com o amor e a afetividade, quer dizer que para a maioria das mulheres existe um forte vínculo entre amor, afetividade e sexualidade. Porém, os homens associam a sexualidade a uma relação física entre dois sexos e não existe uma relação direta com o amor ou com a afetividade.

Um dos motivos mais importantes para a atração interpessoal que forma as relações de amizade é a similitude. A interação com indivíduos afins é uma fonte de gratificação, já que a similitude alenta favorece a aprovação do meio social em que se produz a amizade e favorece a aceitação dos pares. As pessoas com atributos parecidos escolhem-se mutuamente de tal forma que a similitude precede a relação e em alguns casos é o motivo primordial para iniciar uma amizade.

A adolescência representa uma etapa onde os pares desempenham um papel significativo na vida dos jovens no âmbito social. Os estudos de relações encontram níveis de homogeneidade altos em fatores como sexo,  idade e etnia. No caso dos adolescentes, observa-se similitude de pares em rendimento académico e em atividades de tempo livre dentro e fora da escola. No caso do consumo de substâncias tóxicas, considera-se que as semelhanças são maiores no uso de drogas ilícitas e menor no caso de consumo de drogas legais, o que indica que a similitude aumenta quando os comportamentos não contam com a aprovação social, pelo que as atividades de consumo requerem um suporte dos pares.
Como conclusão, podemos dizer que o tempo de lazer dos jovens é aproveitado em diversas atividades. Todas estas atividades estão muito vinculadas à relação que temos com as pessoas que nos rodeiam.

Bibliografia:
<http://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/articles-340716_archivo_pdf.pdf>

1 comentário:

  1. Interessante artigo! E concordamos que, sem dúvida, é importante a relação que se tem com as pessoas, sobre tudo na adolescência!

    ResponderEliminar

Este blogue é um espaço de aprendizagem. Foi criado para permitir a criação e partilha de conteúdos com o objetivo de desenvolver as capacidades comunicativas dos alunos em língua portuguesa. Por esse motivo, os comentários com conteúdo abusivo ou insultuoso serão eliminados.
Não cause dano.