segunda-feira, 30 de março de 2015

Música para os ouvidos

Na entrada de hoje, a Cristina e eu vamos falar dos nossos cantores dois favoritos. Os dois são grandes artistas da música e representam dois estilos musicais muito diferentes. O cantor favorito da Cristina é Romeo Santos e o meu é Michael Jackson. No final da entrada terão dois vídeos, caso queiram escutar um bocadinho da música dos dois artistas para o vosso desfrute.


Michael Jackson foi um artista musical reconhecido mundialmente como o Rei do Pop, que nasceu no ano de 1958 e morreu com 50 anos, a 25 de junho, há quase seis anos, em 2009. Foi uma pessoa que deixou este mundo tendo contribuído muito para o mundo da música e da dança, bem como para a humanidade. Foi uma figura cultural importante durante as mais de quatro décadas que durou a sua carreira musical. Também se tornou famoso pela sua controversa vida pessoal e social.

Michael Jackson começou a sua carreira musical em meados da década de 1960, com The Jackson Five, grupo que compartilhava com seus irmãos mais velhos. Este grupo musical catapultou-os para a fama, convertendo Michael num dos jovens mais aclamados do momento. Depois de ter feito parte do grupo durante dez anos, até 1975, Michael decidiu começar a sua carreira musical a solo já em 1971. Desde então, editou onze álbuns, alguns de grande sucesso como Off the Wall (1979), Bad (1987), Dangerous (1991) ou HIStory: Past, Present and Future, Book I (1995), que figuram como os álbuns mais vendidos de todos os tempos. Mas nenhum supera a fama e sucesso de Thriller (1982), que ainda hoje continua sendo o álbum mais vendido da história da música. Ainda que o estilo musical no qual se destacou tenha sido o Pop, também o rock, o R&B, o disco ou o dance faziam parte do seu repertório.

Michael foi incluído no Livro Guinness dos Recordes. Possui o recorde do artista mais galardoado da história da música, com mais de 400 prémios, entre os que se contam 15 prémios Grammy e 26 American Music Awards. Mas Jackson não se destacava só pelo seu talento musical, mas também  pelas suas obras humanitárias, já que doou muito dinheiro a estas. Nos anos 1993 e 2003 viu-se envolvido em duas acusações de pederastia que marcaram de forma negativa a sua carreira pessoal e profissional. Estas acusações vieram a ser consideradas infundadas meses após a morte do cantor, e antes de começar “This Is It”, a que seria a sua última digressão mundial e a sua grande despedida.


Mas sem dúvida alguma foi uma grande despedida, tendo deixado um grande sentimento de perda. Apesar de ter morrido, ele continua a somar sucessos mundiais, através de seus discos póstumos e do legado que tem deixado, que viverá eternamente. Michael Jackson é meu músico favorito não só pela sua música e pelo seu ritmo contagiante, mas também porque realmente acho que era uma pessoa maravilhosa. Para honrar a Michael Jackson é necessário celebrar as coisas que o faziam humano e as que o faziam parecer de outro mundo, porque Michael era fama e isolamento, sentsibilidade e espírito, triunfo e tragédia, dedicação e magia. Para mim, ele era todas essas coisas ao mesmo tempo.


Seguimos agora com o artista Romeo Santos, o preferido da Cristina. Este cantor consagrou-se como o rei dentro do seu estilo musical: a bachata. A bachata nasceu nos anos 1960 na República Dominicana e combina o bolero com outros estilos musicais como o cha-cha-cha ou o tango. É muito dançado por todo o mundo, mas principalmente na América do Sul.

Romeo Santos começou na música num grupo chamado Aventura em meados dos anos 1990, como cantor, juntamente com o seu primo Lenny. Rapidamente ficaram conhecidos e reuniram muitos fãs por todo o mundo graças aos seus êxitos, especialmente a uma canção chamada “Obsesión”. Desta maneira, puderam vender muitos discos ao mercado. No ano 2011 o grupo separou-se e Romeu Santos começa a sua carreira a solo.

Até  hoje Romeu Santos cresceu como artista é agora ainda mais conhecido por muita gente, que gosta imenso da sua música e de dançar ao ritmo da bachata. Um dos seus últimos êxitos, “Propuesta Indecente”, alcançou a posição número 1 nas classificações de Hot Latin Songs e Tropical Songs.

Como podem ver, ainda que sejam artistas muito diferentes, ambos têm muita fama por serem grandes profissionais do panorama musical atual e passado. A música deles é aclamada e valorizada por muitos especialistas da área da música, que os reconhecem como cantores especiais, que deixarão rasto ainda por muitos anos adiante.


Michael Jackson - Man in the Mirror


Romeo Santos - Propuesta indecente

2 comentários:

  1. Eu também gosto imenso do Romeo Santos! E dessa canção :) Creio que esteve hoje, dia 1 de abril, em Santiago e não pude ir :( Grande, com efeito, o Rei do Pop Michael Jackson.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Este blogue é um espaço de aprendizagem. Foi criado para permitir a criação e partilha de conteúdos com o objetivo de desenvolver as capacidades comunicativas dos alunos em língua portuguesa. Por esse motivo, os comentários com conteúdo abusivo ou insultuoso serão eliminados.
Não cause dano.